A moeda do Chile

A moeda oficial do Chile é o peso chileno. Atualmente existem moedas de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 pesos e notas de 500, 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000.

Origens e história

O peso foi estabelecido como a unidade monetária do Chile em 1925, com um teor de 0,183057 gramas de ouro fino e dividido em cem centavos. Dez pesos fizeram um condor. A inflação fez moedas fracionárias cair gradualmente em desuso e, em 1955, uma disposição legal estipulava que os pagamentos seriam pagos apenas em números inteiros.

Após a promulgação de uma nova lei em 1959, em 1 de janeiro de 1960, o peso foi substituído pelo escudo e a lei orgânica de 30 de março de 1960 previa, no artigo 51, que as notas expressassem seu valor em escudos, centésimos e centésimos de centésimos. apropriado e ostentar o emblema nacional.

Em 1973, uma nova disposição legal, o Decreto Legislativo 231 de 31 de dezembro de 1973, removeu as frações do escudo na contabilidade e nos documentos emitidos em moeda local e em 1975 o peso seria restabelecido como uma unidade monetária. De acordo com um decreto emitido em 1975, a partir de 29 de setembro do mesmo ano a moeda do Chile foi renomeada para novo peso, e nessa ocasião a mudança foi de mil contos.

Atualmente, o Banco Central do Chile tem o direito exclusivo de emitir notas e moedas e pode terceirizar, dentro ou fora do país, a impressão de cédulas e moedas. Características das notas e suas medidas de segurança são estabelecidas pelo Conselho do Banco Central do Chile.

Moedas e notas correntes em peso chileno

Atualmente, as moedas do peso chileno são: 1, 5, 10, 50, 100 e 500 pesos chilenos.

Regarding banknotes, denominations are: 500, 1,000, 2,000, 5,000, 10,000 and 20,000 Chilean pesos.

Dinheiro

Caixas eletrônicos estão amplamente disponíveis, exceto ao longo da Carretera Austral. Cartões de crédito são aceitos em hotéis de alto padrão, alguns restaurantes e lojas. Os cheques de viagem não são amplamente aceitos.

Moeda

A unidade chilena de moeda é o peso (CH $). As notas bancárias vêm nas denominações de 500, 1000, 2000, 5000, 10.000 e 20.000 pesos. Os valores das moedas são de um, cinco, 10, 50, 100 e 500 pesos, embora moedas de um peso estejam desaparecendo rapidamente, e até mesmo cinco e dez são incomuns. Carregue pequenas contas com você. Pode ser difícil mudar grandes contas em áreas rurais; tente postos de gasolina e lojas de bebidas, perguntando: ‘Tiene suelto?’.

Taxas de câmbio são geralmente melhores em Santiago. A moeda do Chile tem sido bastante estável nos últimos anos. O valor do dólar parece diminuir durante a temporada turística de pico e disparar novamente em março. Pagar uma conta com dinheiro americano às vezes é aceitável, especialmente em agências de turismo (verifique a taxa de câmbio cuidadosamente). Muitos hotéis de primeira linha publicam taxas em dólares americanos com uma taxa de câmbio mais baixa do que a diária. É melhor pagar todas as transações em pesos.

As transferências eletrônicas devem chegar em alguns dias. Os bancos chilenos podem lhe dar dinheiro em dólares americanos mediante solicitação. Os escritórios da Western Union podem ser encontrados em todo o Chile, geralmente adjacentes aos correios.

Caixas eletrônicos

Os muitos caixas eletrônicos do Chile, conhecidos como redbanc, são a maneira mais fácil e conveniente de acessar os fundos. As taxas de transação podem chegar a US $ 10, portanto, retire somas maiores para acumular menos taxas. Alguns viajantes relatam que não podem usar o Banco del Estado.

A maioria das máquinas possui instruções em espanhol e inglês. Escolha a opção tarjeta extranjera (foreign card) antes de iniciar a transação. Você não pode confiar em caixas eletrônicos em Pisco Elqui, Bahía Inglesa ou em pequenas cidades da Patagônia. Em toda a Patagônia, muitas pequenas aldeias têm apenas um banco, o Banco del Estado, cujos caixas eletrônicos às vezes aceitam afiliados da MasterCard.

Aqueles que atravessam por terra de El Chaltén, na Argentina, até a Villa O’Higgins devem trazer uma abundância de pesos chilenos, já que os bancos confiáveis ​​mais próximos estão em Coyhaique.

Alguns bancos estrangeiros reembolsarão as taxas de transação no caixa eletrônico; Vale a pena verificar com antecedência. Além disso, as retiradas são limitadas a uma quantia de CH $ 200.000.

Dinheiro

Alguns bancos e casas de câmbios trocarão dinheiro, geralmente apenas em dólares americanos. Verifique o último para comissões e taxas baixas. Compras mais caras, como passeios e contas de hotel, podem às vezes ser pagas em dinheiro dos EUA.

Cartões de crédito

O plástico (especialmente Visa e MasterCard) é bem-vindo na maioria dos negócios estabelecidos; No entanto, muitas empresas cobram até 6% a mais para cobrir a cobrança que têm de pagar pela transação. Os cartões de crédito também podem ser úteis para mostrar “fundos suficientes” antes de entrar em outro país da América do Sul.

Derrubada

Restaurantes É costume dar gorjeta de 10% da conta em restaurantes (a conta pode incluí-lo em “servicio”).
Os taxistas não exigem dicas, embora você possa arredondar a tarifa.

Taxas de câmbio

Austrália – A $ 1 – CH $ 475
Canadá – C $ 1 – CH $ 485
Zona Euro – € 1 – CH $ 731
Japão – ¥ 100 – CH $ 540
Nova Zelândia – NZ $ 1 – CH $ 431
UK – UK £ 1 – CH $ 824
EUA – US $ 1 – CH $ 606

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *